Postura correta diante das adversidades e tentações


“Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações, sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência” (Tiago 1:2-3).

A palavra tentações refere-se aqui às perseguições e aflições que o crente sofre nesta vida e que podem vir da parte do mundo ou de Satanás. Tornar-se cristão não isenta automaticamente um crente das dificuldades.

Então qual deve ser o comportamento adequado ao nos encontrarmos na adversidade? É ter grande gozo, não como uma reação emocional, mas im como fruto de uma avaliação deliberada e inteligente da situação procurando vê-la do ponto de vista de Deus e encarando as tentações como uma forma de crescimento moral e espiritual. Não nos regozijamos pela tentação em si, mas pelos seus possíveis resultados.

A provação da fé produz paciência (capacidade de suportar), que é a marca do crente maduro. Somente sobre a pressão das tentações é que um crente pode verificar qual é a verdadeira profundidade de sua fé em Deus. Se o nosso coração estiver determinado, ele não hesitará na hora da tentação, pelo contrario, se regozijará no conhecimento da bondade de Deus sobre a sua vida. Medite em Deuteronômio 8:2-3 e reflita em qual tem sido a sua postura interior diante de adversidades e tentações.

Pense nisso ainda: suas dificuldades em se manter firme nas tentações não é resultado da falta de alimentar-se da Palavra de Deus diariamente? Peça ao Senhor que te ensine a depender d’Ele nos momentos de tentação ou perseguição e faça um propósito com Deus de alimentar-se de Sua Palavra diariamente.g

Pr. Leonardo Meyer
Curta e siga
Pin Share