A importância da teologia para as igrejas

Durante algumas décadas, o estudo teológico não recebia a devida importância nas igrejas, ou seja,  não era priorizado, salvo, em algumas denominações.

Contudo, graças a Deus, hoje podemos dizer que há um movimento de mudança, ainda que lento. Visto isso, é preciso que a igreja de Cristo como um todo, valorize e abrace com mais intensidade os cursos teológicos. E, o por que, desta necessidade do curso teológico? Confira algumas razões, pelo qual as igrejas devem promovê-lo:

  1. A teologia, é o ensino de conteúdos fundamentais para que o crente, conheça a Deus em sua essência e aprenda a se relacionar intimamente com ele, pois, interpretamos a palavra teologia, como o estudo de Deus, baseado, encontrado nas escrituras sagradas (Bíblia). Portanto, somente um estudo sistemático pode trazer o conhecimento, ou seja, as bases para uma vida frutífera, conforme é dito em I Timóteo 1:5  que o estudo da palavra produz um coração puro, boa consciência, fé não fingida, refletindo num profundo conhecimento bíblico, algo inerente a formação cristã, segundo o apóstolo Pedro, que em I Pedro 3:15 diz que devemos saber responder a cada um, que perguntar a razão da nossa fé e esperança.
  2. A teologia, contém o conhecimento sobre os pilares doutrinários a serem seguidos, que são necessários para o desenvolvimento da igreja. Ensinando de maneira profunda e sustentável as doutrinas bíblicas, que o crente tanto carece para prosseguir firme, crescendo na graça e no entendimento dos princípios cristãos, estabelecidos por Deus para sua igreja. Em I Timóteo 4:11 diz “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque fazendo isto, te salvarás tanto a ti mesmo como aos que te ouvem”. A igreja que se  pauta na sã doutrina, jamais, permitirá que os ventos contrários à destrua.
  3. Por meio do estudo teológico, a igreja é guardada e livrada das falsas doutrinas, humanas, diabólicas, que tentam enganar os cristãos como é anunciado em I Timóteo 4:1-6. Atualmente, assistimos o surgimento de uma tendência a inovações nas igrejas, em que muitas chegam a inverter os valores, estabelecidos por Deus, tais como: renúncia, submissão, quebrantamento, isto é, a verdadeira mensagem da cruz.
  4. A teologia é uma ferramenta necessária, indispensável na preparação de obreiros. Em 2 Timóteo 3:16-17 e 2 Timóteo 2:15 está escrito, que só poderemos ser aprovados se passarmos pela aprovação e isto acontece mediante um estudo sistemático, uma busca pelo conhecimento e uma entrega alimentada do desejo de conhecer a verdade. A teologia contribui para isso pois “a palavra é a verdade” João 8:32, a verdade liberta, transforma, sacia e ilumina o coração do homem, a medida que este se aproxima de um Deus tão grande e poderoso, que tem o prazer de se revelar ao coração pequeno e insignificante. A verdadeira teologia contribui para que o obreiro seja aprovado em todas as áreas de sua vida, visto que,  isso reflete na vida, pregação e testemunho.
  5. Por fim, a teologia faz parte da história dos grandes avivamentos, segundo historiadores que dizem “o derramamento do Espírito Santo à mais de cem anos, começou em um pequeno seminário bíblico, onde os alunos foram incentivados à buscarem o batismo com o Espírito Santo de Deus”. Logo, a verdadeira teologia deve andar junto com o poder e unção do pai celestial.

Essas são as razões pelo qual uma igreja necessita da teologia, instrumento que capacita o corpo da igreja a ser um canal de bênção na obra do Senhor.

A Pastora Cleide Silva, é diretora do Seminário de Treinamento Teológico Unida.
Curta e siga
Pin Share