Fundação da Igreja Unida
A Igreja Unida foi fundada de um modo peculiar. Enquanto muitas denominações surgem em função de divisões originadas por questões doutrinárias ou interesses pessoais, a nossa denominação surge de uma união, ou seja, de uma fusão como veremos a seguir.
No princípio eram três Igrejas: Igreja Cristã Pentecostal de Evangelização e Cura Divina “Maravilha de Jesus”, presidida pelo Pastor Samuel Spazzapan; Igreja Evangélica do Povo, presidida pelo Pastor José Spassapan e Igreja Cristã Evangélica Unida, cujo Pastor presidente era Francisco Cardoso.
No início da década de 60, começou a haver um maior entrosamento entre essas três denominações, quando se contataram objetivos comuns e semelhança doutrinária. Começou então a surgir a idéia de uma unificação.
Logicamente, tendo em vista a importância do passo que seria dado pelas três denominações, foram necessárias muitas reuniões, principalmente entre as lideranças, muitas reuniões de oração e vigílias e porque não dizer muitas lágrimas derramadas, pois, havia necessidade de se verificar os pontos em comum existentes que seriam importantes de serem preservados, superar alguns eventuais pontos de divergência que viessem a surgir durante o processo de unificação e inclusive abrir-se mão de nomes para se chegar a um denominador comum, escolhendo-se um nome que fosse de consenso, e graças ao nosso Bom Deus e a sublime direção do Espírito Santo, todas as barreiras foram superadas e o sonho daquelas lideranças pôde se tornar realidade.
Assim, no dia 12 de julho de 1963, às 20h30 no salão das Classes Laboriosas, situado na Rua Roberto Simonsen N° 22 Centro de São Paulo, sob a presidência do Pastor Luiz Schiliró, com a presença de obreiros e representantes das três Igrejas, houve a fundação da Igreja Evangélica Pentecostal Unida, formando-se por eleição, naquela mesma noite a Diretoria Executiva constituída dos seguintes irmãos: Presidente – Pastor Luiz Schiliró, Vice Presidente – Pastor Samuel Spazzapan, 1o Secretário Presbítero Paulo Máximo Tostes, 2o Secretário Pastor Francisco Cardoso, 1o Tesoureiro Pastor Luiz Reinaldo Ferreira, 2o Tesoureiro Duarte Soares de Vasconcelos, Diretor de Patrimônio Pastor José Maria Ayres e para Conselheiros, Pastor Eurico de Almeida Vieira e Pastor José Spassapan, diretoria essa que tomou posse também naquela noite, em que podemos chamar de “Noite Gloriosa”. Sua primeira sede, a partir dessa data, foi na Rua Treze de Maio, 830 – Bela Vista – São Paulo – SP.
Na verdade, a história da Igreja Unida tem fundamento anterior: no início dos anos 50, chegaram ao Brasil dois missionários americanos, William Schaffer e Harold Willians, que trouxeram um grande avivamento para São Paulo, montaram uma tenda (Tenda de Deus para a Salvação e Cura Divina) na Avenida Celso Garcia no Bairro do Tatuapé, onde todos os pastores fundadores, com exceção do Missionário Luiz Schiliró, congregavam, sendo este fato a maior motivação para que mais tarde, por volta de 1962 os pastores José Spassapan e José Maria Ayres idealizaram a união das três igrejas, tendo a idéia ganhado força e consenso entre as igrejas.
A citação de nomes torna-se algo realmente muito difícil, pois, muitas vezes, a memória nos trai e deixamos de nomear alguns, porém, por já serem decorridos 44 anos, penitenciamo-nos se porventura alguns ficarem esquecidos nesse trabalho, no entanto com toda certeza nunca serão esquecidos nos anais de história Divina, sendo certo que Deus nunca se esqueceu e nem se esquecerá daqueles que, de alguma maneira, trabalharam para o desenvolvimento de sua obra na face da terra.
Apesar da problemática acima mencionada, deixamos aqui para ciência dos amados leitores, uma série de nomes de obreiros, que estiveram no palco das realizações quando do surgimento de nossa denominação, pois se tratam de homens de Deus de valor inestimável, alguns ainda se encontram em nosso meio e não obstante a idade, para cumprimento da própria palavra de nosso Deus, estão dando frutos dirigindo Igrejas ou auxiliando pastores na condução do povo de Deus. Outros cumpriram o Ministério, encerraram a carreira e guardaram a fé e já descansam no Senhor deles e nosso de quem, sem dúvida alguma, receberão o bendito galardão que Deus lhes tem preparado.
Dentre eles podemos citar: José Maria Ayres, Samuel Spazzapan, Isaias Spazzapan, José Spassapan, Moacir Spazzapan, Nésimo Toloi, João de Deus Soares, Simão Moreno, Antonio Saldanha Teixeira, José Aparecido Ferneda de Oliveira, Francisco Cardoso, Levy Tavares, Luis Reinaldo Ferreira, Eurico Vieira, José Alves, Família Bastos, José Espinosa, João Moreno Covos, Luiz Schiliró, Alcides Cordeiro, José Candido Pereira, Benedito Pinto de Souza, Luiz Rúbio entre outros, bem como suas respectivas famílias. No decorrer dos anos muitos outros foram agregando-se à nossa denominação e outros se convertendo e sendo chamado para o Ministério da Palavra, tornando-se excelentes obreiros, homens comprometidos com o Senhor Jesus e com o seu Reino.
A primeira sugestão para formação da Igreja Evangélica Pentecostal Unida se deu na residência do Pastor José Maria Ayres juntamente com o Pastor José Spassapan, os quais ficaram incumbidos de conversar com os grupos.
1º GRUPO
Igreja Pentecostal de Evangelização e Cura Divina Maravilha de Jesus Data de fundação 1957 com sede em Vila Munhoz na Cidade de São Paulo, Avenida Conceição.
Formada pelos seguintes Pastores:
– Pr. Simão Moreno – Presidente.
– Pr. Leonel da Silva.
– Pr. Isaias Spassapan.
– Pr. José Spassapan – Vice-Presidente.
– Pr. Samuel Spazzapann.
– Pr. José Maria Alves.
– Ev. Valter Marques de Melo.
– Pr. Nésmo Tolóy.
– Pr. Cleófas.
2º GRUPO
Igreja Cristã Evangélica Unida com sede em Vila Carrão, na Rua Doraliza SP. Data da fundação: 1960.
Formada pelos seguintes pastores:
– Pr. Eurico Vieira.
– Pr. Luiz Reinaldo Ferreira.
– Pr. Francisco Cardoso.
– Pr. Euclides Toreles.
– Mis. Maria Vieira “Mariquinha”.
– Presb. Paulo Barbosa.
– Presb. José Alavez.
3º GRUPO
Igreja Evangélica do Povo com sede na Rua João Pereira, N.115, Bairro da Lapa SP. Data da fundação: 1961.
Formada pelos seguintes Pastores:
– Mis. Dr. Luiz Schiliró fundador e João Avelar, e mais tarde recebeu os seguintes pastores:
– Pr. José Spassapan.
– Pr. Vitoriano de Souza.
– Pr. José Cândido Pereira.
– Pr. Antonio Mario da Silva.
– Pr. Pedro Jorge da Silva.
– Pr. João Maia da Silva.
– Pr. José Zeferino de Melo.
– Pr. Alcides Cordeiro.
– Presb. Renato Santana.
MULHERES NO MINISTÉRIO
Não podemos deixar de mencionar os nomes das irmãs consagradas, que participaram dessas igrejas:
– Eunice Rebello Fernandes, esposa do Pastor Simão Moreno.
– Loides Rebello Spassapan, esposa do Pastor José Spassapan.
– Maria Marine Tolóy, esposa do Pastor Nésimo Tolóy.
– Angelina Canadá Spassapan, esposa do Pastor Isaias Spassapan.
– Clélia Scarano Ayres, esposa do Pastor José Maria Ayres.
– Terezinha Bueno Spassapan, esposa do Pastor Samuel Spazzapan.
– Maria Vieira, esposa do Pastor É rico Vieira.
– Mercedes Nardi Ferreira, esposa do Pastor Luiz Reinaldo Ferreira.
– Miriã Schiliró, esposa do Pastor Luiz Schiliró.
– Virginia Gomes da Silva, esposa do Pastor Antonio Mario da Silva.
– Augusta Maia da Silva, esposa do Pastor Pedro Jorge da Silva.
– Dirce Antunes Maia, esposa do Pastor João Maia da Silva.
– Sebastiana Maia Pereira, esposa do Pastor José Candido Pereira.
GALERIA DOS PRESIDENTES
Entre os homens mencionados e outros que não estiveram no início da denominação, alguns foram chamados para presidirem sobre o povo de Deus, e sempre através de um processo democrático de escolha, foram eleitos à presidência da igreja, sendo os seguintes obreiros:
Montaremos uma galeria com os nomes dos Pastores que tiveram esse privilégio de contribuir com esta Denominação, exercendo a função de Presidente da Igreja Unida e depois também da Convenção Unida Brasileira, que sem dúvida alguma prestaram um brilhante serviço ao Reino de Deus aqui na terra.
– 1º Presidente Mis. Luiz Schiliró
– 2º Presidente Pr. Samuel Spazzapan
– 3º Presidente Pr. José Maria Ayres
– 4º Pr. Nésimo Toloy
– 5º Presidente Pr. Samuel Spazzapan
– 6º Presidente Pr. Luis Reinaldo Ferreira
– 7º Presidente Pr. João Batista Torres Neto
– 8º Presidente Pastor Leonardo Meyer (atual)